terça-feira, 6 de setembro de 2011

GNR LEVANTA DOIS AUTOS DE CONTRAORDENAÇÃO À MOTA-ENGIL POR EXTRAÇÃO ILEGAL DE INERTES EM CARLÃO

A RTP, no seu site, citando a Agência LUSA, informa que a GNR vai levantar dois autos de contra ordenação à construtora Mota-Engil por extracção de inertes em dois locais não licenciados na localidade de Carlão, concelho de Alijó, disse hoje à Lusa fonte daquela força policial.

A LUSA ouviu Miguel Rodrigues, Vereador do PSD, relativamente a este atentado ambiental, já que o alerta para a ilegalidade foi dado precisamente pelos Vereadores Sociais Democratas na Câmara de Alijó.


 
O Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Peso da Régua recebeu uma denúncia e após se deslocar a Carlão verificou a existência de dois locais de extracção de inertes não licenciados. O saibro estaria a ser utilizado nas obras de construção do Itinerário Complementar 5 (IC5).

A Agência Lusa tentou obter uma reacção por parte da empresa, o que não foi possível até ao momento.

Segundo a GNR, vão agora ser levantados autos de contra-ordenação à construtora Mota-Engil, que serão enviados para as entidades competentes. Um será encaminhado para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), por se tratar de uma extracção em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), e o outro para o município de Alijó, já que a extracção estava a ser feita em local onde o licenciamento cabe ao município.

O auto de contra-ordenação referente à área REN pode ir dos 30.000 aos 70.000 euros, enquanto que o outro pode variar entre os 2.493 aos 44.891 euros.

A GNR está ainda a investigar outras entidades que são suspeitas de extracção de saibro naquele local o que, a confirmar-se, levará ao levantamento de mais autos de contra-ordenação.

O alerta para a situação em Carlão partiu dos vereadores da oposição na Câmara de Alijó, que levaram o assunto a reunião do executivo camarário em meados de julho, tendo, posteriormente, a autarquia feito seguiruma denúncia para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).



Miguel Rodrigues, vereador do PSD, fala num "atentado ambiental" resultante da "abertura de uma enorme cratera".
Em Carlão, no acesso para a Senhora da Cunha, começou a ser visível a partir de meados de Julho, "uma enorme saibreira, de onde foram já retiradas grandes quantidades de saibro, perante a ausência de fiscalização das entidades públicas responsáveis".

"A extracção de saibro, tal como de qualquer outro inerte, está sujeita a processos de regulamentação muito exigentes. Esta exploração não obedeceu a qualquer tipo de licença", salientou.

O vereador salientou que se trata de uma "actividade que gera fortes impactos ambientais e que, exercida ilegalmente, se revela altamente lucrativa".

O responsável referiu que, entretanto, teve a informação de que as máquinas já não estão no local.

No entanto, exige que sejam "apuradas responsabilidades" e a "recuperação ambiental" do espaço em causa. 

GNR LEVANTA DOIS AUTOS DE CONTRAORDENAÇÃO À MOTA-ENGIL POR EXTRAÇÃO ILEGAL DE INERTES EM CARLÃO

Alijó: GNR levanta dois autos de contraordenação à Mota-Engil por extração de inertes em locais não licenciados.

 

06 de setembro de 2011, 15:15
Alijó, 06 set (Lusa) -- A GNR vai levantar dois autos de contraordenação à construtora Mota-Engil por extração de inertes em dois locais não licenciados na localidade de Carlão, concelho de Alijó, disse hoje à Lusa fonte daquela força policial.
O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Peso da Régua recebeu uma denúncia e após se deslocar a Carlão verificou a existência de dois locais de extração de inertes não licenciados. O saibro estaria a ser utilizado nas obras de construção do Itinerário Complementar 5 (IC5).
A Agência Lusa tentou obter uma reação por parte da empresa, o que não foi possível até ao momento.

terça-feira, 26 de abril de 2011

NOTICIA JORNAL "NOTICIAS DO DOURO"

Artigo publicado no Jornal "Noticias do Douro" n.º 3827 de 22 de Abril de 2011.

"Foi escola de Salasar...
por ordem dos socialistas do executivo de Alijó
passou a Casa Mortuária..."


in Noticias do Douro

sexta-feira, 22 de abril de 2011

CASA MORTUÁRIA INAUGURADA.


No passado dia 17 de Abril, a Aldeia de Carlão, acolheu as cerimónias da inauguração da Casa Mortuária.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Vice - Presidente da Câmara Municipal de Alijó, da presidente da Junta de Freguesia de Carlão.
A bênção deste novo espaço, há muito ansiado pela população e que resultou da readaptação do edifício onde outrora funcionou uma das salas da escola primária e telescola desta localidade, esteve a cargo do pároco da aldeia.
Não concordamos com a conversão do edifício da antiga escola em Casa Mortuária consideramos esta ideia “desadequada”, as antigas escolas eram “centros de vida”, devendo a sua futura utilização respeitar esse passado e apenas na absoluta ausência de alternativas serem considerados outros fins, como Casas Mortuárias.
Em Carlão existia alternativa, no adro da igreja existe um espaço para esse fim.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA


A Páscoa cristã celebra o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, a vitória sobre a morte depois da sua morte por crucificação.
Somente o sacrifício de Jesus Cristo dá sustentação a um mundo que, não obstante sua maldade,
Na ressurreição de Jesus Cristo há a inversão da polaridade da vida. O paradigma "viver antes, morrer depois", em Jesus Cristo é substituído por "morrer antes, viver depois". A real densidade da vida é aquela que Jesus Cristo conquista na sua ressurreição. O ressuscitado tem uma vida que não morre mais. A vida na sua plenitude exige a morte; somente depois de morrer é possível viver verdadeiramente. Permanece alvo da misericórdia e graça de Deus.
Quem vive preso ao paradigma antigo: "viver antes, morrer depois", está preso a uma qualidade de vida finita, contida nos limites da mortalidade.
Aquele que vive sob o novo paradigma da ressurreição: "morrer antes, viver depois", encontra e desfruta a verdadeira e real dimensão da vida.
Seguir a Jesus Cristo é colocar os pés na rota da vida eterna. Quem sabe que a plenitude da vida está para além do túmulo, que fica vazio na ressurreição, saberá viver aqui e agora além dos limites do morrer, terá a verdadeira vida desde já, pois Jesus Cristo prometeu: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente".
Que, na Páscoa, a nossa fé seja revigorada pela certeza de que Cristo ressuscitou e está entre nós!
Páscoa é dizer sim ao amor e á vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade, é momento de união, parar para reflectir. Jesus morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da Vida, desejamos assim uma Pascoa Feliz.

domingo, 10 de abril de 2011

NA ANTIGA ESCOLA FUTURA CASA MORTUÁRIA

A população de Carlão há já anos que tem a pretensão de dispor de uma casa mortuária que responda às necessidades da população.
Entendem os habitantes da aldeia que Carlão merece um local condigno para velar os seus mortos.
As Casas Mortuárias estão próximas, por norma, de uma Igreja ou de um cemitério e não paredes-meias com habitações, ou locais de grande concentração de pessoas como o local onde se localiza a antiga Escola e futura Casa Mortuária, nas imediações da futura Casa Mortuária realiza-se a feira, realizam-se os eventos musicais e arraiais da festa, situa-se o parque infantil e situa-se o polivalente onde todos os fins-de-semana e em épocas de tempo ameno se concentram todos os dias jovens e espectadores para praticarem futebol.
Sobre o fim a dar à antiga Escola, os moradores dizem que o edifício deveria ser recuperado para outros fins, uma ideia considerada satisfatória por todos.
Recorde-se que o anúncio da construção da futura Casa Mortuária foi feito durante a campanha política de 2005 pelo actual executivo da Junta de Freguesia de Carlão e na campanha política de 2009 até surgiram cartazes com o que seria o projecto da futura Casa Mortuária de Carlão
Pretende-se que a Casa Mortuária seja um edifício que traduza o respeito e a mágoa da ausência, que encerra a celebração da morte e propicia a reflexão na vida, em momentos de pesar requer-se a maior dignidade e contenção.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

VEREADORES QUEREM APROVEITAMENTO DOS ANTIGOS EDIFICIOS ESCOLARES

Os vereadores do PSD na Câmara de Alijó apresentaram uma proposta ao Executivo Camarário, para aproveitamento dos antigos edifícios escolares actualmente encerrados.
No Concelho de Alijó, como consequência do reordenamento da rede escolar, nos últimos anos, muitas escolas têm fechado as suas portas.
Os edifícios escolares assim encerrados não apresentam, na sua maioria, qualquer aproveitamento.
Os vereadores do PSD querem que esta situação se inverta, através da elaboração de um plano municipal de aproveitamento dos edifícios escolares encerrados no Concelho de Alijó.
O objectivo é evitar a degradação dos edifícios, alguns deles ainda em muito bom estado de conservação, pois houve até casos de escolas que foram remodeladas e logo de seguida fechadas.
Para além disso pretende-se colocar estes edifícios ao serviço da comunidade, contribuindo para a dinamização das diversas freguesias.
 
Os vereadores Miguel Rodrigues, Goreti Cachide e Álvaro Heleno pretendem que esta situação seja analisada, caso a caso, em conjunto com as Juntas de Freguesia e as várias Associações, permitindo a cedência dos edifícios às entidades que nisso mostrem um interesse atendível, ou o seu aproveitamento para fins turísticos, à semelhança do sucedido em outros municípios.