terça-feira, 26 de outubro de 2010

UM ANO DEPOIS … O MUSEU AGRICOLA

Um ano depois da última campanha eleitoral em que o executivo da Junta de Freguesia de Carlão utilizou dinheiros públicos da Junta de Freguesia para pagar propaganda politica ao Partido Socialista (PS), partido do antecessor e actual executivo da Junta de Freguesia de Carlão.
Esta propaganda anunciava a construção de um Museu, uma Casa Mortuária e arranjos exteriores no Largo do Eirô, na aldeia de Carlão. 

Um ano depois …

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Rancho Folclórico de Carlão tem existência válida e eficaz

Associação do Rancho Folclórico de Carlão tem existência válida e eficaz, quem o confirma é a Senhora Jurista da Câmara Municipal de Alijó segundo um parecer depois de analisados todos os documentos que foram apresentados.

AFINAL DE QUEM É O POSTO DE COMBUSTÍVEL DE CARLÃO?

Quando a Junta de Freguesia de Carlão fez um investimento num posto de abastecimento de combustível na freguesia sem se conhecer os detalhes, à primeira vista até pareceu um bom investimento, porque criou postos de trabalho na freguesia e poderia gerar lucros para a Junta de Freguesia de Carlão investir noutras áreas. Era no entanto uma boa aposta porque poderia trazer à nossa freguesia alguns forasteiros que seriam potenciais clientes dos nossos produtos agrícolas e ser mais uma ajuda para os nossos agricultores.
No entanto depois de alguns anos de funcionamento, depois dos estudos de viabilidade económica que no inicio eram certos e depois falharem, depois de algumas coimas pagas, o executivo da Junta de Freguesia de Carlão em Dezembro de 2008 decidiu celebrar um contrato de arrendamento comercial com a empresa Macefe Norte, Lda., a que esta se compromete a pagar 50€ (cinquenta euros) mês de aluguer das instalações por um período de 30 (tinta) anos e a manter os actuais funcionários.
Resta-nos questionar o porquê deste negócio, será que não haveria nenhuma família na freguesia interessada neste negócio? Porque não foi divulgado o interesse do executivo da Junta de Freguesia de Carlão em alugar as instalações?

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

UM ANO DEPOIS…


Há um ano atrás estava efectivamente na hora de mudar. Os eleitores da freguesia de Carlão assim não o entenderam. Mas também parece ter ficado claro que não estão mais contentes porque os resultados obtidos não foram tão folgados como em 2005.
Um ano depois… esquecemo-nos do discurso do executivo da Junta de Freguesia de Carlão, apelavam á união entre as pessoas a sua entreajuda e disponíveis sempre que solicitadas, zelar pelos interesses da Freguesia de Carlão porque achavam que tinham um projecto e uma equipa.
Um ano depois… a desunião continua a disponibilidade parece que não existe e o projecto para Carlão não se sabe qual é.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O DIREITO A PENSAR CRITICAMENTE ...

Pensar criticamente é decidir racionalmente no que acreditar ou não acreditar. É usar o nosso pensamento racional e ponderado para obtermos melhores resultados nas actividades que desenvolvemos no mundo. É saber julgar proposições, argumentos e opiniões e, através de investigação activa, obter justificações para as nossas decisões e crenças. O pensamento crítico também é uma das principais formas de obtenção de conhecimento.
Mas há outra razão para desenvolvermos o pensamento crítico: ele serve para evitar que sejamos manipulados. Os argumentadores persuasivos (fazedores de opinião) -- aqueles que encaram a argumentação como uma estratégia para o convencimento -- têm fortes habilidades de condução do raciocínio dos outros, frequentemente não importando muito se em direcção da verdade ou não. O pensador crítico evita ser manipulado. Ele possui suporte adequado às alegações e sabe identificar quando um argumento é falacioso ou tendencioso
Pensamento crítico não é algo que nasce de berço. Temos que aprendê-lo, pois a nossa natureza mais básica é confiar cegamente. É fácil entender porque o pensamento crítico é tão importante: há inúmeras maneiras diferentes de enganar as pessoas.
Foi com este propósito de incentivar o pensamento crítico, que os membros eleitos pelo PSD (Partido Social Democrata) á Assembleia de Freguesia de Carlão, criaram este blog.
Podíamos esconder-nos por detrás do anonimato, mas não era a mesma coisa, reparamos que quase todos os comentários que fizeram no nosso blog são anónimos, desafiamos todos os “bloguer’s” que se identifiquem só assim a verdade é mais forte.

sábado, 25 de setembro de 2010

SER OU NÃO SER … ESTAR OU NÃO ESTAR … LEGAL

A capacidade de julgar e escolher, na nossa opinião e na de todas as pessoas com quem realmente nos identificamos, parte de um principio que se denomina de fundamentação. Assim, quem julga ou escolhe, à partida fundamenta a sua decisão, caso contrário o seu julgamento ou escolha não possui qualquer valor ou significado, não passando de um simples pronunciar de palavras ou actos inúteis para o que quer que seja.
Deve ser constrangedor para certas pessoas quererem insinuar algo, e não ter factos que o comprovem ou justifiquem. Nesse caso, até entendo certos pontos de vista bem como as opiniões vindas do anonimato. O anonimato cria um certo conforto e liberdade no poder de expressão, mas também cria situações de calúnia, mentira e insuficiência mental, …
Quando no longínquo ano de 1994 (século passado) se reuniram as pessoas que estavam ao leme das Instituições existentes na Freguesia de Carlão juntamente com o executivo da Câmara Municipal de Alijó e celebravam um protocolo de utilização do Edifício da Casa de Cultura de Carlão, um memorando de boas práticas nada levava a crer que no ano de 2010 (século XXI), se viesse a verificar tamanha falta de educação e de civismo por parte do senhor presidente do Centro Social e Recreativo e Cultural de Carlão, mudando a fechadura do edifício da Casa de Cultura, vedando assim a sua utilização ao Rancho Folclórico de Carlão que ficou sem espaço para ensaiar.
Portugal assistiu hoje a uma manifestação de pobreza cultural, cultura é muito mais que obras de arte, datas históricas e folclore é um conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, regras morais, costumes etc. À partida, é um direito reconhecido na Constituição.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Chegou a época mais emblemática de todo o ciclo vitícola na região do Douro: A época das vindimas.


Estamos a entrar em mais uma época de vindimas, em que não só agricultores como famílias inteiras e de qualquer estrato social colocam mãos á obra e retiram da natureza, o fruto de meses de trabalho. O seu fim é variado. Sem dúvida que já se olha para esta acção como um convívio social que eleva ao mais alto nível este produto endógeno.
O acesso às vinhas faz-se através de caminhos rurais em mau estado é uma dor de cabeça para os agricultores que têm que retirar as uvas da vinha, o executivo da Junta de Freguesia de Carlão, é insensível a este problema.
É de elementar justiça trazer a este espaço, a discussão em torno do estado de degradação dos caminhos rurais.
Esta deveria ser uma grande aposta no nosso mundo rural, que não pode desaparecer e, que esta Junta de Freguesia parece não estar atenta!
O acesso a explorações florestais e agrícolas e o escoamento de produtos seria feito de forma mais simplificada, podendo facilitar a recuperação de terrenos agrícolas abandonados e que poderiam ser cultivados contribuindo para a competitividade da agricultura e dos territórios rurais, a melhoria das condições de vida e de trabalho das populações, bem como o reforço da sustentabilidade dos espaços rurais e dos recursos naturais.
O executivo está insensível às problemáticas e carências que existem na nossa Freguesia.