quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

BLOG SOBRE FESTAS DE CARLÃO


MENSAGEM DA COMISSÃO DE FESTAS NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS



A Comissão de Festas Nossa Senhora dos Remédios, dá as boas vindas a todos, que queiram estar connosco, através deste meio de comunicação.
Tem como objectivo proporcionar a todos que queiram, participar e mostrar a as festas de Carlão, especialmente a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios.
Pensado para criar mais facilidade de divulgação das novidades, anúncios, actividades, programa da festa, etc., faz com que esta página venha a ter várias novidades até vésperas da festa. Por isso vale a pena estar atento às novidades que vão aparecendo sobre a festa que estamos à espera e ansiosos de concretizar!
O objectivo da realização destas actividades organizadas pela Comissão de Festas, certamente será angariar algum dinheiro para a festa,... mas por vezes o que interessa é fornecer bons momentos de divertimento e alegria aos habitantes de Carlão e a quem nos visita.
Os momentos especiais que nos são proporcionados, ano após ano, com a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, constituem momentos únicos de alegria e diversidade. Porque esta é a festa que se assume com maior destaque no espaço regional, fazemos o apelo para que todas as forças vivas participem de forma empenhada e envolvente, por isso agradecemos o apoio de todos quantos se juntam a nós nesta grande festa.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ESTRADA "DESTRUIDA" COM PASSAGEM CONSTANTE DE PESADOS


Como denunciamos na semana passada o estado de degradação da estrada EM582, “um caos” é a descrição mais precisa relativamente à condição da estrada EM582 que possibilita o acesso á freguesia de Carlão. Desde o inicio da construção do troço do IC5 nó de Carlão(???), mais perto de Santa Eugénia que de Carlão, nó do Pombal, o constante circular de viaturas pesadas levou á sua deterioração. Apesar da estrada ser municipal e todas as reparações serem, à partida, da competência do Município de Alijó e da Junta de Freguesia, foram as obras do IC5 que levaram a este cenário e, por isso, deveriam estas entidades fazer pressão junto das Estradas de Portugal ou da concessionária da obra a tomarem algumas medidas preventivas. No entanto depois de algum tempo e degradação do pavimento provocando assim estragos em pneus e suspensão das viaturas dos habitantes da freguesia de Carlão, a concessionária da obra tapou as crateras colocando uma camada de “tout venant”, parecendo-se mais com lombas de limite de velocidade. A pavimentação é um aspecto fundamental na rede viária, não só porque é determinante para a durabilidade do conjunto da estrutura, bem como contribui decisivamente para os aspectos de segurança e conforto dos utilizadores.

E ASSIM SE MANTÉM A TRADIÇÃO DE CANTAR OS REIS...


A tradição de cantar os Reis é muito antiga em Carlão. Praticamente desde o Natal até ao Dia de Reis, grupos de rapazes, raparigas, homens e mulheres, solteiros ou casados, juntavam-se e iam pela aldeia para cumprir esse ritual de paz e alegria.
De porta em porta, pela calada da noite e à luz de candeeiros, subiam as escadas e colocavam-se junto das portas o mais silenciosamente que conseguiam. Por vezes faziam-se acompanhar de instrumentos musicais. Com o corpo frio mas as gargantas quentes, da caminhada e também de um copito de vinho que se bebia aqui e ali, quebravam o silêncio das noites longas de Inverno. No calor da lareira os habitantes recebiam com alegria a visita desses Cantadores de Reis. Caso não lhes abrissem a porta, corriam o risco de ouvir alguns versos menos agradáveis.
Os cantadores recebiam em troca, alheiras, salpicões, linguiças, figos secos, nozes, amêndoas, vinho e, por vezes, algum dinheiro. Os mais receptivos, convidavam-nos a entrarem, a comerem e a beberem com a família. A mesa sempre tinha alguma coisa, desde o Natal ao Ano Novo.
Cantar os Reis, evocando a adoração ao Menino Jesus, é uma tradição que Carlão quer continuar a manter,
O "Cantar dos Reis" foi, mais uma vez, promovido pelo Rancho Folclórico de Carlão.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

DEGRADAÇÃO DA ESTRADA CARLÃO




Quando em 2009 em pleno período de campanha eleitoral a Câmara Municipal de Alijó não se coagiu em gastar mais uns milhares no asfalto da estrada N212 no troço entre a aldeia da Chã e a aldeia do Pópulo
Argumento da Câmara Municipal de Alijó foi que era necessário asfaltar a estrada porque com a construção do IC5 iria aumentar a circulação de camiões.
Pena seja que a Câmara Municipal de Alijó não tenha agora o mesmo entendimento com a estrada EM582 no troço entre a aldeia de Casas da Serra e Carlão. Esta estrada tem sofrido um aumento na circulação de camiões para a construção do IC5, juntando ao seu débil estado de conservação e manutenção a têm danificado dia após dia.
Será que a Câmara Municipal de Alijó não terá conhecimento desta situação que perturba todos os dias os habitantes desta freguesia nas suas deslocações para o seu trabalho?

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CANTAR AS JANEIRAS… A TRADIÇÃO MANTÉM-SE


Cantar as Janeiras, uma tradição que ainda perdura de norte a sul de Portugal é uma tradição bem Portuguesa, esta de ir de casa em casa pela noitinha cantar as Janeiras, depois do Natal mais precisamente nos Reis. As crianças ganhavam uns bombons os adultos às vezes um chouriço outra vez um copo de vinho, acompanhado por umas rabanadas...enfim era um convívio agradável para todos, nas noites frias banhadas pelo Luar de Janeiro.
A tradição manteve-se com a Banda de Música de Carlão a entoar cânticos simples, que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram.
 
Entre no espírito da festa e não deixe morrer a tradição!