A tradição de cantar os Reis é muito antiga em Carlão. Praticamente desde o Natal até ao Dia de Reis, grupos de rapazes, raparigas, homens e mulheres, solteiros ou casados, juntavam-se e iam pela aldeia para cumprir esse ritual de paz e alegria.
De porta em porta, pela calada da noite e à luz de candeeiros, subiam as escadas e colocavam-se junto das portas o mais silenciosamente que conseguiam. Por vezes faziam-se acompanhar de instrumentos musicais. Com o corpo frio mas as gargantas quentes, da caminhada e também de um copito de vinho que se bebia aqui e ali, quebravam o silêncio das noites longas de Inverno. No calor da lareira os habitantes recebiam com alegria a visita desses Cantadores de Reis. Caso não lhes abrissem a porta, corriam o risco de ouvir alguns versos menos agradáveis.
Os cantadores recebiam em troca, alheiras, salpicões, linguiças, figos secos, nozes, amêndoas, vinho e, por vezes, algum dinheiro. Os mais receptivos, convidavam-nos a entrarem, a comerem e a beberem com a família. A mesa sempre tinha alguma coisa, desde o Natal ao Ano Novo.
Cantar os Reis, evocando a adoração ao Menino Jesus, é uma tradição que Carlão quer continuar a manter,
O "Cantar dos Reis" foi, mais uma vez, promovido pelo Rancho Folclórico de Carlão.
Sem comentários:
Enviar um comentário