quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

LANÇADA A PRIMEIRA PEDRA DA BARRAGEM DE FOZ TUA

É o início formal da construção da Barragem de Foz Tua, uma obra de 305 milhões de euros que vai criar mil empregos directos.
O paredão em betão do tipo abóbada de dupla curvatura terá 108 metros de altura máxima e 275 metros de desenvolvimento de coroamento, a cerca de um quilómetro da foz do rio Tua.
O projecto implicou a desactivação da linha do Tua, entre a barragem e a estação da Brunheda, e como contrapartida, a EDP desenvolveu com os parceiros locais um projecto de mobilidade com um sistema multimodal, que será implementado com dois sistemas complementares, um destinado à mobilidade quotidiana e outro com finalidade turística.
O projecto implicará um investimento global de 35 milhões de euros para os quais a EDP contribuíra com um montante máximo de 10 milhões destinados à beneficiação do que restará dos cerca de 60 quilómetros da linha do Tua, já que 16 quilómetros ficarão submersos pela albufeira.
As intervenções previstas destinam-se à utilização do troço de via-férrea entre a estação do Tua e a base da barragem, à construção de um funicular entre a base e o coroamento, ao transporte fluvial entre a barragem e a Brunheda, com a construção de embarcadouros e à requalificação do que resta da linha entre a Brunehda e Mirandela.
Este sistema deverá ser explorado em regime de concessão e será desenvolvido pela Sociedade de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, uma nova entidade com a participação dos municípios, criada para aproveitar as oportunidades em torno da barragem e concretizar projectos estruturantes para a região.
Resta-nos esperar que o início da construção da barragem de Foz Tua não simbolize a morte da linha do Tua e de todas as potencialidades do vale do rio Tua.

1 comentário:

  1. Boa noite
    Somos estudantes da Escola Superior de Educação de Santarém e estamos a desenvolver um blog no âmbito da unidade curricular de Ambiente acerca das barragens inclusive do Foz Tua. Se quiserem visitar, dar a vossa opinião e divulgar o nosso blog. O objetivo é refletir sobre esta temática.
    Cumprimentos

    Obrigada

    ResponderEliminar