A Páscoa cristã celebra o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, a vitória sobre a morte depois da sua morte por crucificação.
Somente o sacrifício de Jesus Cristo dá sustentação a um mundo que, não obstante sua maldade,
Na ressurreição de Jesus Cristo há a inversão da polaridade da vida. O paradigma "viver antes, morrer depois", em Jesus Cristo é substituído por "morrer antes, viver depois". A real densidade da vida é aquela que Jesus Cristo conquista na sua ressurreição. O ressuscitado tem uma vida que não morre mais. A vida na sua plenitude exige a morte; somente depois de morrer é possível viver verdadeiramente. Permanece alvo da misericórdia e graça de Deus.
Quem vive preso ao paradigma antigo: "viver antes, morrer depois", está preso a uma qualidade de vida finita, contida nos limites da mortalidade.
Aquele que vive sob o novo paradigma da ressurreição: "morrer antes, viver depois", encontra e desfruta a verdadeira e real dimensão da vida.
Seguir a Jesus Cristo é colocar os pés na rota da vida eterna. Quem sabe que a plenitude da vida está para além do túmulo, que fica vazio na ressurreição, saberá viver aqui e agora além dos limites do morrer, terá a verdadeira vida desde já, pois Jesus Cristo prometeu: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente".
Que, na Páscoa, a nossa fé seja revigorada pela certeza de que Cristo ressuscitou e está entre nós!
Páscoa é dizer sim ao amor e á vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade, é momento de união, parar para reflectir. Jesus morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da Vida, desejamos assim uma Pascoa Feliz.