sábado, 28 de janeiro de 2012

FOZ TUA: ARTUR CASCAREJO VAI PRESIDIR À DIREÇÃO DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Fonte: Agência Lusa

O presidente da câmara de Alijó, Artur Cascarejo, vai assumir a direção da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, criada na sequência da construção da Barragem de Foz Tua.
A agência é constituída pelos cinco municípios da área de influência da barragem, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, e a EDP, que fica com a presidência da Assembleia Geral.
O autarca disse hoje à Agência Lusa que ficou decidido que os municípios vão assumir a direção do organismo de forma rotativa, pelo que Alijó é o primeiro a ocupar o cargo.
A apresentação pública dos órgãos sociais será feita até ao final de março.
A agência tem como missão gerir todos os projetos de desenvolvimento do vale do Tua.
Artur Cascarejo referiu que a Agência vai dispor de 1,5 milhões de euros, 500 mil dos quais serão atribuídos já este ano e que serão investidos no desenvolvimento deste território.
Estas verbas serão uma base que poderá alavancar outras fontes de financiamento, nomeadamente o QREN, e serão ainda, de acordo com o autarca, aplicadas na ajuda à criação do próprio emprego.
Na sequência da construção da barragem, a EDP vai aplicar ainda 10 milhões de euros no plano de mobilidade, que prevê uma solução integrada de transporte, que garanta a mobilidade quotidiana e turística como alternativa aos 16 quilómetros da linha ferroviária do Tua que, devido à construção da barragem, vão ficar submersos pela futura albufeira.
Serão também destinados 10 milhões de euros para o parque de natureza e biodiversidade.
Artur Cascarejo tem sido um defensor do empreendimento, que está a ser construído na confluência entre os concelhos de Alijó e Carrazeda de Ansiães.
Na obra trabalham atualmente cerca de 500 pessoas, muitas das quais foram contratadas localmente.
A conclusão da barragem está prevista para 2015, estimando-se um investimento de 300 milhões de euros (entre a construção da central e das respetivas infraestruturas hidráulicas).
Cascarejo lamentou a derrocada que na quinta-feira vitimou três operários que trabalhavam na construção do paredão do empreendimento, mas referiu que esta não pode servir de pretexto para por a obra em causa.
"É uma fatalidade lamentável, mas que não decorreu de uma ação de trabalho", referiu.

Está encontrado um dos motivos pela qual o Presidente do Município de Alijó defendeu com veemência a construção desta barragem, ele que está no seu ultimo mandato como Presidente do Município de Alijó e impedido de se voltar a recandidatar...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

VINHO DO DOURO "É APRECIADO EM TODO O MUNDO"

"Parece que é um vinho de produção única", assinala a diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal. E destaca ainda as "qualidades únicas, não só de sabor como até espirituais", sublinhando que "é apreciado em todo o mundo". A magistrada evidencia ainda "a região fabulosa, lindíssima" onde é produzido, o que a leva a concluir que "é um milagre da natureza". Em 2010, foram vendidas mais de 1,7 milhões de caixas de vinho do Douro DOC, segundo dados do Instituto do Vinho do Douro e Porto, uma produção que acontece no Alto Douro Vinhateiro, paisagem classificada pela UNESCO em 2001 como Património da Humanidade.


veja aqui o vídeo na integra.

TURISMO DO DOURO APRESENTA GUIA TURÍSTICO DA NATUREZA

O Turismo do Douro no quadro das comemorações dos 10 anos de elevação do Douro a Património da Humanidade, lançou na segunda-feira o primeiro Guia Turístico da Natureza, numa altura em que se verifica uma procura crescente de turistas que chegam ao território para observar a paisagem, a fauna ou a flora.
O presidente da Entidade Regional Turismo do Douro, António Martinho, disse à Agência Lusa que o turismo de natureza "está a aumentar" neste "pedaço de beleza absoluta" que se transformou num "poema geológico" descrito pelo mais conhecido dos autores transmontanos, Miguel Torga.
Para responder à procura foram sendo criadas empresas que levam os visitantes nas mais diversas aventuras pelo Douro e surge, agora, um livro de bolso, disponível em português e em inglês, que concentra toda a informação.
A paisagem natural duriense, a preferida dos portugueses, segundo um estudo da Brandia Central, é Património da Humanidade pela Unesco (2001) e a mais antiga Região Demarcada e Regulamentada do Mundo (1756). O Douro foi ainda distinguido como Destino de Excelência, junto da Organização Mundial de Turismo (2008), é uma das 77 Maravilhas da Natureza do Mundo e 7º melhor Destino para Turismo Sustentável da National Geographic, entre 133 destinos (2009). Neste momento, a região é objecto de um trabalho dirigido pela National Geographic Society, com vista a integrar os sítios de Geoturismo.