sábado, 25 de dezembro de 2010

TRADICIONAL NOITE DE NATAL EM CARLÃO

A celebração da noite de Natal em Carlão como do costume, foi marcada pela Missa do Galo e pela fogueira tradicional que aqueceu as pessoas que ficaram até mais tarde na companhia dos seus conterrâneos e amigos.
Dando continuidade a uma iniciativa que já se tornou numa tradição, este ano também a fogueira foi alimentada por lenha amontoada no Largo do Eirô trazida para o efeito por habitantes desta aldeia para manter firme um tradição antiga, com o objectivo de trazer calor e possibilitar então uns bons momentos na companhia dos seus amigos.
Terminada a missa, as pessoas reuniram-se à volta da fogueira, num cordial convívio de Natal e troca mútua de votos de Boas Festas.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

INAUGURADO TROÇO IC5

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, inaugurou esta quarta-feira, em Alijó, sete quilómetros do Itinerário Complementar 5 (IC5), num investimento de 16,3 milhões de euros que se insere na concessão do Douro Interior.
Este é o primeiro lanço do IC5 a abrir ao tráfego e que, num futuro  próximo, permitirá ligar Murça e Alijó a Miranda do Douro, terminando com o "isolamento" de vários concelhos do nordeste transmontano. A Concessão do Douro Interior, que tem um investimento inicial de construção de 566 milhões de euros.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

BANDA DE MUSICA DE CARLÃO PROMOVE CONCERTO DE NATAL


Como vem sendo hábito, a Banda de Música de Carlão realizou no passado dia 18 de Dezembro no auditório da sua sede o concerto de Natal para toda a população da Freguesia de Carlão. Constituída por cerca de 50 elementos, com uma faixa de idades muito jovem, a Banda de Música de Carlão é um grande foco de divulgação da cultura musical,  de divulgação  e prestigio da freguesia de Carlão, é assim importante o apoio a esta colectividade.
Assim, é dever de todos nós preservá-la sempre que seja possível.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO 2011

A época natalícia chegou e mais do que nunca é tempo de paz e plenitude. Natal é sinónimo de família, de união, de aproximação das pessoas, e quando essas pessoas se sentem próximas é sinal que o sentido do Natal realizou-se.
O Natal não está nos presentes, está na ajuda ao próximo e na compreensão. É dar-mos as mãos e sentirmo-nos irmãos.
Desejamos a todos os bloggers e amigos, um Natal repleto de felicidades, de Amor e Paz. Que todos nós tenhamos a consciência que o rancor, o ódio e outros sentimentos mesquinhos a nada levam. Desejamos que todos se deixem contagiar por esta época, e que percebam que se houve derrotas, também houve vitórias, se houve tristeza, também houve alegria neste ano que agora termina. Desejamos do fundo dos nossos corações que esta renovação que o Natal nos trás vos dê ainda mais força para continuar em frente.
Feliz Natal e Bom Ano Novo 2011.

RANCHO FOLCLORICO DE CARLÃO


EXECUTIVO PERMANENTE C.M.A. E DIRECÇÃO CENTRO SOCIAL QUEREM ACABAR COM O RANCHO FOLCLORICO DE CARLÃO

Passaram 90 dias desde que a Direcção do Centro Social Recreativo e Cultural de Carlão, mudou a fechadura do Edifício da Casa de Cultura, pertencente á Câmara Municipal de Alijó, impossibilitando assim o Rancho Folclórico de Carlão de ensaiar.

 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

UM ANO DEPOIS... A INACABADA ETAR


Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), é uma infraestrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comummente chamadas de  esgotos sanitários ou despejos industriais, para depois serem escoadas para o curso de água com um nível de poluição aceitável, corresponde a uma infra-estrutura de extrema importância e uma solução para a despoluição de múltiplos cursos de água.
A Mini-ETAR de Carlão, ainda inacabada, regista um grande atraso na sua execução.
Esta Mini-ETAR, cuja construção era comparticipada, tal como outras iniciadas em várias freguesias do Concelho de Alijó, deveriam estar concluídas em Junho de 2008, mas conheceram grandes atrasos,
sendo que a violação deste prazo acarretou a perda dos fundos comunitários e a impossibilidade de realização das obras em causa.
Estas obras resultaram da comparticipação de fundos comunitários, em cerca de 70 %, mas os fundos perderam-se.
Isto porque essas empreitadas, em muitos casos, registaram grandes atrasos na sua execução, vários concursos públicos foram anulados, foi o que aconteceu em relação à empreitada de Carlão.
Esta incompetência grosseira dos sucessivos executivos do Partido Socialista quer na Câmara Municipal de Alijó quer na Junta de Freguesia de Carlão demonstra a evidência que não existe uma política do Ambiente na Câmara de Alijó.
Continuamos a ter os esgotos a correr a céu aberto, pelos caminhos como é o caso do caminho do Barracho, pelo ribeiro, desde o Fundo do Povo até ao Grouvenço, que é uma importante linha de água para a agricultura e que assim vai contaminar os poços existentes nesta área, tornando a água imprópria para os agricultores  a utilizarem nas regas das hortas que são abundantes nesta zona.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DENÚNCIA IMPEDE BAILE EM CARLÃO

Uma denúncia para a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) impediu no Sábado (30 de Outubro) a COMISSÃO DE FESTAS NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS de realizar um baile na Casa da Cultura para angariação de dinheiro para a realização da festa em honra de NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS em Agosto. A GNR depois de estar no local proibiu a realização do baile.
É deplorável o que tem vindo a acontecer na Aldeia de Carlão de algum tempo para cá… a COMISSÃO DE FESTAS e a FESTA são de todos e para todos, serve para elevar o nome da população e da aldeia de Carlão.
Contudo andam por aí algumas pessoas que não querem fazer e também não deixam fazer com que a aldeia progrida, quem perdeu com esta atitude inqualificável foi a população e a aldeia de Carlão, que constantemente vem a ser enxovalhada por estas pessoas maldosas.
É importante que todos se unam e apoiem as instituições existentes na Freguesia porque são estas que dignificam a Freguesia de Carlão.