sábado, 25 de setembro de 2010

SER OU NÃO SER … ESTAR OU NÃO ESTAR … LEGAL

A capacidade de julgar e escolher, na nossa opinião e na de todas as pessoas com quem realmente nos identificamos, parte de um principio que se denomina de fundamentação. Assim, quem julga ou escolhe, à partida fundamenta a sua decisão, caso contrário o seu julgamento ou escolha não possui qualquer valor ou significado, não passando de um simples pronunciar de palavras ou actos inúteis para o que quer que seja.
Deve ser constrangedor para certas pessoas quererem insinuar algo, e não ter factos que o comprovem ou justifiquem. Nesse caso, até entendo certos pontos de vista bem como as opiniões vindas do anonimato. O anonimato cria um certo conforto e liberdade no poder de expressão, mas também cria situações de calúnia, mentira e insuficiência mental, …
Quando no longínquo ano de 1994 (século passado) se reuniram as pessoas que estavam ao leme das Instituições existentes na Freguesia de Carlão juntamente com o executivo da Câmara Municipal de Alijó e celebravam um protocolo de utilização do Edifício da Casa de Cultura de Carlão, um memorando de boas práticas nada levava a crer que no ano de 2010 (século XXI), se viesse a verificar tamanha falta de educação e de civismo por parte do senhor presidente do Centro Social e Recreativo e Cultural de Carlão, mudando a fechadura do edifício da Casa de Cultura, vedando assim a sua utilização ao Rancho Folclórico de Carlão que ficou sem espaço para ensaiar.
Portugal assistiu hoje a uma manifestação de pobreza cultural, cultura é muito mais que obras de arte, datas históricas e folclore é um conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, regras morais, costumes etc. À partida, é um direito reconhecido na Constituição.

6 comentários:

  1. Cá está mais um acto insólito praticado pelos actuais representantes das instituições de Carlão. Se analizarmos lógicamente este caso vamos verificar que: a casa da cultura,é um bem desta terra, efectuada para servir as pessoas desta terra; tem como fim (tal como o nome indica) promover actos culturais. Agora reparemos igualmente que o Rancho folclórico de Carlão pertence às pessoas de Carlão, feito pelas pessoas de Carlão, sendo este mais uma forma de cultura. Deste modo, só faria sentido que o Rancho fosse apoiado pelas entidades mandatórias desta terra, e que estas o deixassem utilizar gratuitamente as instalações supra mencionadas, já não falando que o deveriam apoiar monetáriamente. No entanto deparamo-nos com esta situação ridicula. As pessoas que representam a freguesião não sabem fazer, não querem fazer e pior que isto , tentam destruir (das formas menos éticas imagináveis) o que os outros fazem, com o seu trabalho, dando o seu tempo e dedicação sem nada pedirem em troca. O que me custa igualmente a aceitar é que ainda existam pessoas nesta aldeia que conciderem normal a atitude desses senhores, e que culpem o PSD de tudo o que está mal nesta terra, esquecendo-se que já lá vão 16 anos desde que estes saíram. Isto é gozar literalmente com a capacidade intelectual destes habitantes. Nada melhorou, pelo contrário, só fomos perdendo... Não se vêem investimentos em nada novo , e o que existia desapareceu! (porem o dinheiro gasta-se...)e os culpados em vez de serem os actuais representantes são aqueles que já sairam há 16 anos... vão gozar com outro! Quando quizerem abrir a boca para argumentar, façam-no após terem reflectido 2 segundos que seja, não queiram fazer dos habitantes de Carlão ignorantes, porque não são.

    ResponderEliminar
  2. Achei uma exelente ideia o blog que foi feito todos por Carlao mas era se fosse com a intençao de fazer a uniao dos habitantes da terra mas parece que esta a ser mais um blog politico ligado a um partido politico do que um blog de união do povo que é o que verdadeiramente esta povo precisa. Meus Srs façam um Blog independente assim como uma lista para a Junta de Freguesia com diversos partidos politicos mas que juntos possam unir e lutar pelo bem desta terra. Porque senao é mais qualquer coisa ligada a um partido que nem toda a gente gosta nem vai dar opinião nem ideias para depois ser a proveitada por um partido que até pode nao ser o seu mas com independentes nao havia esse problema.Por isso meus Srs. vamos unir esta terra e não desuni-la ainda mais,porque tudo o que a terra perde todos nos perdemos.

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente lamentável,não há palavras para descrever tal procedimento, o 25 de Abril já foi á mais de 30 anos mas para alguns a democracia é uma palavra vã.Afinal no Franzilhal fizeram a mesma coisa mudaram a fechadura á porta da escola para que a Associação do Franzilhal não pudesse utilizar esse edifício para as suas actividades. Por favor meus amigos de uma vez por todas ponham os partidos de parte,os partidos são para as eleições, e vamos todos unir-nos.As instituições de Carlão precisam de gente com outras atitudes que construam e não destruam,pessoas independentes ou não,mas com outra mentalidade.Basta

    ResponderEliminar
  4. O povo de CARLAO nao presta tem muito medo do que as pessoas vao pensar se falar-mos desta ou daquela pessoa,so falam por tràs nao sao capases de irem a luta e imporence ( fecharam a porta aronbasse) aviam de ver se o rei se la chegava ,mas para isso tinha que estar o povo todo unido . O POVO UNIDO JA MAIS CERA VENCIDO.

    ResponderEliminar
  5. Lamento que nos dias de hoje, que ainda exista pessoas com a mentalidade desta que nem teve a coragem de dizer quem é.

    ResponderEliminar
  6. É lamentável que numa aldeia onde todos se conhecem seja preciso tanta formalidade.. A casa de cultura é do povo e deverá servir para desenvolver todas as actividades culturais que ao povo digam respeito! Deixem-se de picuinhices e tratem de unir o povo.. Esqueçam as polítiquices.. Olhem para cima e vejam o mal que os senhores da política nos têm feito e do quanto têm destruído os valores do nosso país.. não vamos deixar que o mesmo acontece às nossas aldeias!

    Carla

    ResponderEliminar