domingo, 4 de março de 2012

REUNIÃO NA CAMARA MUNICIPAL DE ALIJÓ PARA DEBATER A SAÚDE NO CONCELHO

A Reorganização da Prestação de Cuidados de Saúde, recentemente operada no Centro de Saúde de Alijó, conduziu ao encerramento de algumas Extensões, nomeadamente a Chã que servia de atendimento á população da Freguesia de Carlão sendo mais um sério obstáculo à prestação de cuidados de saúde que se querem de proximidade. Esta medida afecta sobretudo uma população maioritariamente envelhecida, mais pobre e desprotegida. Sendo que a nossa população segundo os censos 2011, apresenta um preocupante índice de envelhecimento, o qual se desaconselha que seja dificultada a prestação de cuidados de saúde. Acresce que não existem transportes públicos, exceptuando os transportes escolares o que impossibilita e torna mais cara a deslocação dos utentes, pois grande parte da população mais idosa não dispõe de meios de transporte próprio, nem meios económicos que permitam pagar um táxi, para o Centro de Saúde de Alijó, para onde foi deslocado o acompanhamento médico e de enfermagem, na sequência do encerramento da extensão de saúde.
Anteriormente já foi encerrado o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde, para além das sucessivas reduções no horário de funcionamento, bem como o fecho da Extensão de Saúde de Carlão.
É nosso entender que em vez de deslocar as populações, deve proceder-se à deslocação dos médicos e restantes serviços operativos, para junto da população afectada.

Ora nesta sequência foi convocada uma reunião para debater o actual estado da saúde no Concelho e apresentar alternativas aos recentes encerramentos das Extensões de Saúde e consolidar uma posição por parte do Município de Alijó para contestar junto da ARS-Norte todos estes encerramentos. A reunião teve lugar na Câmara Municipal de Alijó com todo o Executivo Camarário e os Presidentes das Juntas de Freguesia afectadas pelo encerramento das Extensões de Saúde, sendo que o Presidente da Câmara Municipal deu ordem verbal aos Presidentes das Juntas de Freguesia para se fazerem acompanhar dos membros da oposição das respectivas Assembleias de Freguesia. Acontece que a Presidente da Junta de Freguesia de Carlão não convocou ninguém da oposição, serve mais este exemplo para demonstrar o interesse que tem na defesa dos interesses da população da Freguesia de Carlão.
Desta reunião resultou uma exposição a remeter à ARS-Norte, depois de presente a reunião de Câmara extraordinária e logo de seguida à Assembleia Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário