Pensar criticamente é decidir racionalmente no que acreditar ou não acreditar. É usar o nosso pensamento racional e ponderado para obtermos melhores resultados nas actividades que desenvolvemos no mundo. É saber julgar proposições, argumentos e opiniões e, através de investigação activa, obter justificações para as nossas decisões e crenças. O pensamento crítico também é uma das principais formas de obtenção de conhecimento. Mas há outra razão para desenvolvermos o pensamento crítico: ele serve para evitar que sejamos manipulados. Os argumentadores persuasivos (fazedores de opinião) -- aqueles que encaram a argumentação como uma estratégia para o convencimento -- têm fortes habilidades de condução do raciocínio dos outros, frequentemente não importando muito se em direcção da verdade ou não. O pensador crítico evita ser manipulado. Ele possui suporte adequado às alegações e sabe identificar quando um argumento é falacioso ou tendencioso
Pensamento crítico não é algo que nasce de berço. Temos que aprendê-lo, pois a nossa natureza mais básica é confiar cegamente. É fácil entender porque o pensamento crítico é tão importante: há inúmeras maneiras diferentes de enganar as pessoas.
Foi com este propósito de incentivar o pensamento crítico, que os membros eleitos pelo PSD (Partido Social Democrata) á Assembleia de Freguesia de Carlão, criaram este blog.
Podíamos esconder-nos por detrás do anonimato, mas não era a mesma coisa, reparamos que quase todos os comentários que fizeram no nosso blog são anónimos, desafiamos todos os “bloguer’s” que se identifiquem só assim a verdade é mais forte.